quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Era 7 de outubro

Aquele som invadia minha sala. Tomava o lugar de uma monotonia habitual, que costumava preencher os espaços entre mesas, cadeiras, computadores e cabeças.

Aquelas vozes batiam com fervor às janelas fechadas das margens verticais da Avenida Presidente Vargas. Elas clamavam pelo silêncio conformado de todos nós.

Porém, já eram 18h. Arrumei minhas coisas e levantei.

De saída, vi que as pessoas compartilhavam sua preocupação sobre como voltariam para casa. Ninguém parecia escutar o que diziam as vozes da rua. O canto que vibrava o ar frio daquele início de noite era ali só mais um barulho da cidade.

Eu estava no hall, encarando aquelas portas de madeira, esperando que uma se abrisse e me levasse direto ao fim do expediente de mais um dia de trabalho.  Mas aqueles gritos haviam me seguido. Atravessaram portas e paredes e também minha pele e ossos. Ecoavam dentro de mim. Aflita, entrei no elevador.

A rua estava repleta de pensamentos e palavras. Enquanto caminhava contra aquela corrente de gente, quis me deixar levar a maior parte do tempo. Olhar para aqueles olhos sedentos de solidariedade era como encarar um espelho: eu tampouco entendia porque não me juntava àquela massa cidadã.

Decepcionada, segui meu rumo. Sabia que mais tarde aquelas pessoas teriam que encarar a PM e suas armas, que ferem o corpo e a dignidade de quem luta pelo coletivo (e isso inclui os próprios policiais). Mas continuei dando, um a um, meus passos egoístas em direção à Estação Uruguaiana.

Entrei no metrô. O som ali não tinha a solidez das ruas: eram fragmentos individuais, dispersos, pessoais. Eram muitas pessoas, mas apenas pessoas. Sem força, sem união, ligadas apenas pelo desejo de chegar logo a suas casas. E ali estava eu.

Sentei triste e acanhada no trem. Empunhei minha educação e escrevi, li e me informei. Lembrei-me de cada palavra de progresso, cada lição que já levei das salas de aula por onde passei, de todo o esforço e nobreza daqueles que dedicam a vida a construir uma sociedade melhor.

Meu grito não havia se juntado ao dos professores naquela noite. Mas ali, no meio daquelas dezenas de pessoas que acompanhavam o balanço do vagão, eu me importava. Eu pensava e refletia.

E novamente, aquelas vozes invadiram o espaço. Dessa vez, porém, emanavam silenciosamente de dentro de mim.

Com a culpa dos omissos pesando sobre meus ombros, me escorei na janela escura do trem. Sentada, adormeci.

36 comentários:

  1. Lindo o texto, direto e forte como deve ser a escrita. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ""Acordei com meu corpo ainda achando que era noite." que bela imagem para falar do cansaço e da necessidade de dormir ainda um pouco mais ...Parabéns!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Parabéns Larissa Acosta, sempre brilhante nas suas crônicas!!!

      Excluir
  3. Uma crônica com poesia repleta de luta e coragem. Belíssima.

    Laerte Braga

    ResponderExcluir
  4. NUNCA, mas NUNCA deixe de escrever como você escreve. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto, muito reflexivo, de uma sutileza sublime... Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela solidária homenagem aos nossos professores e pela sensibilidade do texto.

    ResponderExcluir
  7. Maravilhoso! Simplesmente, isso. Levou-me a recordar uma imagem de propaganda que muito me tocou - esqueço agora qual foi a agência que produziu. É sobre o poder da leitura em dispersar maus pensamentos. Um garotão meio mal encarado entra num vagão, quase vazio, e lá já está uma jovem senhora, grávida, sentada; e, além dela, somente uma velhinha de lenço na cabeça, totalmente dispersa em pensamentos. A jovem senhora fica com medo. Mais se apavora, quando o jovem mete a mão por sob a jaqueta, olhando-a firmemente. De repente, ela saca... um livro, e o começa a ler. Desfaz-se toda aquela atmosfera pesada, e vem a mensagem da publicidade a finalizá-la.
    Seu texto me levou pro seu ambiente. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Lindíssimo, às vezes nos sentimos tão impotentes que nos omitimos! Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  9. Maravilhoso, parabéns menina Larissa, um texto profundo, direto e objetivo. Continue escrevendo suas crônicas você te4m um belo futuro.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom! Parabéns, Larissa! Continue assim criativa! Você vai longe...

    ResponderExcluir
  11. MUITO BOM! Exatamente como nos sentimos quando não podemos estar lá, participando de algo tão importante para o coletivo!

    ResponderExcluir
  12. sobre "a culpa dos omissos", penso que é importante jamais omitir-se, mas também é importante o compromisso sempre renovado para a ação, com conhecimento da realidade e engajamento...sem voluntarismos!

    ResponderExcluir
  13. sobre "a culpa dos omissos", penso que é importante jamais omitir-se, mas também é importante o compromisso sempre renovado para a ação, com conhecimento da realidade e engajamento...sem voluntarismos! :)

    Fernanda

    ResponderExcluir
  14. Continue a nos surpreender, Larissa. Belo texto.

    ResponderExcluir
  15. Bonito texto, Larissa! Com ele, volto a um tempo que também foi meu.

    ResponderExcluir
  16. Seu texto é reluzente, Larissa!

    Parabéns pela extraordinária capacidade expressiva e pela perspectiva engajada e solidária com que pensas o mundo.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  17. Parabéns, Larissa! Viajei com teu texto.Melhor, vivenciei ... Espero ler outros...e sempre.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  18. Você tem o mais importante, a empatia pelo outro e pelos sentimentos que te rodeiam. Parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Parabéns, excelente texto! Uma cronista talentosa!

    ResponderExcluir
  20. Muito bom, Larissa! Cheguei aqui graças a uma dica do Gilson Caroni Filho. Aguardo os próximos.

    ResponderExcluir
  21. O Gilson tem razão, Larissa. Você é dona de um estilo especialíssimo ! Torço para que editores inteligentes descubram o seu talento rapidamente!

    ResponderExcluir
  22. Larissa, parabéns, um belo texto , feito com emoção , coisa de coração comprometido, continue assim

    ResponderExcluir
  23. Muito obrigada a todos que comentaram e leram meu texto. Fico muito feliz com o carinho de vocês. Voltem sempre!

    ResponderExcluir
  24. Larissa, cheguei ate voce por indicacao do mestre Gilson Caroni. Vindo de quem veio, a indicacao ja valia a leitura. Quando vi, ja tinha devorado alguns textos seus. Na verdade, Eles me devoraram, suas palavras tem o dom de dancar com as nossas emocoes, algumas conviccoes, sempre de encontro com a reflexao de um individuo comprometido com o mundo ao seu redor. Seja ele real, duro, critico, ludico ou poetico. Totalmente sensorial. Sensivel. Nao a toa, nosso mestre querido vem divulgando seus textos. Lindos...continue assim. Parabens. Um grande beijo, Cris Dias.

    ResponderExcluir
  25. Gosto do seu texto, Larissa. Do se coração. Coisa de escritor que reconhece escritor. Faz bem a gente...

    ResponderExcluir